bloco de notas

Rapidinhas do Domingo (31/12)

Martelo batido

Ricardo Lewandowski aceita assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT). O debate sobre a divisão da pasta perdeu força entre petistas, e o ex-ministro do Supremo quer emplacar seu antigo chefe de gabinete como secretário-executivo do Palácio da Justiça, descartando de vez o nome de Ricardo Cappelli.

Sobrevivência

O número dois de Flávio Dino sabe que já rodou; por isso, pressiona o PSB para – como o Marrapá já antecipou há semanas e é destaque na imprensa nacional somente agora – assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública como prêmio de consolação. Cappelli também está por trás dos rumores sobre o retorno de Aldo Rebelo para o Ministério da Defesa no lugar de José Múcio, com o apoio de socialistas. Vai que a permanência na Justiça não vinga…

O povo com a palavra

Líder isolado nas pesquisas em todos os cenários da sucessão pelo Palácio de La Ravardière, Eduardo Braide (PSD) encerra o ano insistindo na bem-sucedida estratégia que o fez ascender em 2016, 2018 e 2020. Ele evita retratos com líderes partidários antes do necessário, optando pelo contato direto nas comunidades e pela divulgação maciça de suas ações administrativas nas redes sociais.

Palanque cheio

O deputado federal Duarte Júnior (PSB) aposta no contrário. Terminou o ano com uma maratona de anúncios de apoio, dos quais se destacam o governador Carlos Brandão (PSB), a senadora Eliziane Gama (PSD), o presidente da Câmara Paulo Victor (PCdoB), o vice Felipe Camarão (PT) e outros atores políticos que orbitam ao redor do Palácio dos Leões. A ideia é mostrar a consolidação de forças contra a reeleição de Braide, em um esforço de correção de rumo para demonstrar uma pré-candidatura mais aberta ao diálogo político e com condições de chegar ao segundo turno. O problema é que a estratégia pode fortalecer e acentuar o discurso do prefeito, que já escolheu Duarte como o adversário ideal.

Marmelada

O deputado estadual Yglesio Moyses (PSB) comentou o resultado da pesquisa divulgada pelo EPO Estratégias de Opinião, mensurando o cenário eleitoral da capital. “Incrível que no último dia do ano, a @epopesquisas monta uma ‘pesquisa’, supostamente feita entre 29 e 30 de dezembro, para traçar um cenário que atenda aos interesses do deputado federal que comprou o instituto (antiga Escutec) junto com seu irmão ex-prefeito”, afirmou o pré-candidato bolsonarista a prefeito de São Luís.

Escuta

O deputado possivelmente se refere ao deputado federal Fábio Macedo e ao irmão Hernando, ex-prefeito de Dom Pedro, que andariam com os números do antigo Escutec debaixo do braço. Donos do Podemos no Maranhão, os Macedos pretendem financiar candidaturas em diversas cidades, de olho na sucessão de Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) em 2026.

Usura

Em São Luís, Fábio Macedo apostaria nas pré-candidaturas dos sem-partido Edivaldo Holanda Junior e Wellington do Curso, que, não por acaso, aparecem quase que numericamente empatados no cenário da antiga Escutec.

Abissal

Eleitos na esteira do poderio econômico dos governos dinistas, os deputados Rodrigo Lago (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), Ana do Gás (licenciada) e Leandro Bello (Podemos) não representam, nem de longe, as expectativas de protagonismo político depositadas em seus mandatos. Ricardo Rios (PCdoB), Rafael ex-Leitoa (PSB), Francisco Nagib (PSB), Davi Brandão (PSB), Ariston Gonçalo (PSB), Edna Silva (PRD), Junior França (PP), Juscelino Marreco (PRD) e Guilherme Paz (PRD) engrossam o coro do baixo clero do Palácio dos Rangedor, pelo menos no primeiro ano da legislatura eleita em 2022.

Baixo-clero

Na Câmara Federal, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) lidera a bancada de parlamentares inexpressivos do estado, sem espaço no debate público, nas comissões e relatorias de projetos do Congresso Nacional. A bancada do baixo clero é composta ainda pelo faltante Josivaldo JP (PSD), pelo panfletário Pastor Gildenemyr (PL), pelo inexpressivo Júnior Lourenço (PL), pelo suplente Doutor Benjamim (União) e pela silenciosa Detinha (PL).

Rendimento

Yglésio, Carlos Lula (PCdoB), Ricardo Arruda (MDB), Wellington (sem partido), Fernando Braide (PSD) se destacam entre os mais atuantes da Assembleia. Na Câmara, Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Pereira Junior (PT), Josimar de Maranhãozinho (PL), Aluísio Mendes (Republicanos) e Cleber Verde (MDB) merecem distinção no que diz respeito ao rendimento e à influência legislativa.

A Dama e o Vagabundo

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PP), fecha o ano com a reeleição batendo à porta, reunindo todos os grupos políticos da Região dos Lagos em torno de seu projeto político. Enquanto isso, o ex-esposo dela, Rui Filho (PRD), prefeito de Arari, “bate cabeça”, dividido entre os rompantes de exibicionismo da atual esposa nas redes sociais e as pressões dos adversários que querem tomar sua cadeira, dentre os quais se destacam o petista Álvaro Jardim e o ex-prefeito Djalma Melo.

Como Vencer?

Miltinho Aragão, todo-poderoso da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, se articula para concorrer à vaga de deputado federal, contudo aceitaria de bom grado ser suplente de Carlos Brandão numa disputa de senador ou vice da chapa governista na sucessão do atual mandatário do Palácio dos Leões.

Zé do Posto

Fred Campos muda de sigla com a velocidade com que um posto de gasolina altera os preços das bombas de combustíveis sempre que a Petrobras autoriza novo reajuste. O pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar anunciou na semana passada a filiação ao PSB, menos de três meses depois de retornar ao MDB de Marcos Brandão. O advogado e sócio da bilionária Qualitech já beijou as mãos de Weverton Rocha (PDT), Edilázio Junior (PSD), Josimar de Maranhãozinho (PL), André Fufuca (PP) e ascendeu ao governismo pelas mãos de Felipe Camarão, mas se rende, dessa vez, ao poderio do clã Brandão na expectativa de garantir um novo ano com muitas realizações políticas e empresariais.

Feliz 2024

O Marrapá deseja a todos os leitores um Feliz 2024, repleto de saúde, paz e felicidade, principalmente à petista Pétala Monteiro, que se comprometeu a contribuir com R$ 100 mil por mês para ter destaque semanal neste portal, caso ganhe na Mega Sena da Virada. Não precisa, Pétala! Você estará no Marrapá de graça sempre que a pauta a seu respeito for de interesse público. Boa sorte no sorteio. E promessa é dívida…

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.