banner_960x100_prefeitura
banner_960x100_prefeitura
previous arrow
next arrow

Segurança pessoal de Roseana Sarney usou jatinho do Governo para viagens ao Rio e São Paulo

Jornal Pequeno, com edição.

Coronel Vieira, na foto com a ex-governadora, utilizou aeronave paga com dinheiro público para viagens particulares. Coronel José de Ribamar Vieira, na foto com a ex-governadora Roseana Sarney, utilizou aeronave paga com dinheiro público para viagens particulares. 

Documentos da Casa Civil do Governo Roseana Sarney relatam uma estranha viagem do então chefe do Gabinete Militar da ex-governadora às cidades do Rio de Janeiro e de Jundiaí. As viagens foram feitas em jatinhos alugados pelo Governo do Estado junto à empresa PMR Táxi Aéreo e Manutenção Aeronáutica, que prestava serviço a Roseana Sarney no Maranhão e nas campanhas eleitorais que ela disputou.

As notas fiscais emitidas pela empresa prestadora de serviço e disponibilizadas à Casa Civil mostram que, para o contrato do mês em que se realizaram essas duas viagens, o Governo do Maranhão desembolsou R$ 680 mil. Por ano, segundo edital do governo anterior, eram desembolsados cerca de R$ 16.320.000,00 com locação de jatinhos e helicópteros com esta empresa.

A viagem registrada nos documentos relatam que o coronel José de Ribamar Vieira, chefe da segurança pessoal de Roseana Sarney enquanto foi governadora, viajou sozinho nos jatinhos em pelo menos duas oportunidades. A primeira foi no dia 8 de outubro, 3 dias após o fim do período eleitoral – quando a aeronave voou até a cidade de Jundiaí, em São Paulo.

A segunda viagem, dois dias depois, dava conta de que Vieira deixou a capital do Maranhão em direção à capital do Rio de Janeiro, no dia 10 de outubro – quatro dias depois do primeiro turno das eleições.

Segundo relatórios emitidos pela Casa Civil ainda durante o Governo Roseana Sarney, esta foi a única viagem feita pelo então chefe do Gabinete Militar de Roseana Sarney, a quem compete cuidar dos assuntos de segurança estratégicos da ex-governadora.

Acontece que, até onde há registro, Roseana Sarney não visitou nenhum dos dois estados no período e também não foi registrado qualquer assunto de interesse do Maranhão nessas duas viagens. Coronel Vieira, segundo os documentos oficiais, viajou sozinho rumo a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Relatório mostra que auxiliar de Roseana utilizou aeronave para fins particulares. Relatório da PMR Táxi Aéreo mostra que Vieira utilizou jatinho alugado pelo Governo do Maranhão. 

Na primeira viagem, Vieira passou poucas horas na cidade de Jundiaí. A aeronave em que estava pousou, segundo relatórios, às 14h10 na cidade e decolou às 20h20. Mais estranho ainda é o relatório da viagem do Rio de Janeiro, em que consta apenas o registro da ida, que aconteceu na noite do dia 10. Coronel Vieira desembarcou no Rio de Janeiro às 20h35.

Consultada, a administração da Casa Civil do governo Flávio Dino afirmou ter conhecimento dos contratos com a PMR Taxi Aéreo e que, numa análise preliminar, os considerou “lesivos” ao erário, já que pagava mensalmente valor fixo à empresa, mesmo sem a efetiva prestação de serviço.

A diretoria da Casa Civil informou ainda que o contrato de locação não foi renovado pelo novo governo e que o mesmo contrato será encaminhado à Secretaria de Transparência e Controle para auditoria.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.