Funcionários da maternidade de Caxias recebem capacitação
Dando continuidade ao plano de ação que visa tornar a Carmosina Coutinho em maternidade referência no Leste maranhense, uma capacitação está sendo promovida para os funcionários do hospital durante três dias, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias.
Denominado Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), o treinamento visa mobilizar os funcionários da Carmosina Coutinho para que aperfeiçoem suas condutas e rotinas no cuidado assistencial voltado à mulher e à criança, e no incentivo ao uso do leite materno.
De acordo com a coordenadora de enfermagem da maternidade, Sílvia Oliveira, “esse é o início de um ciclo de capacitações que mobilizará todo o quadro profissional da Carmosina Coutinho, composto por 160 funcionários, na busca por novas informações e o fortalecimento da amamentação”.
Orientações sobre atenção à criança e à mulher, como a questão do direito da presença do acompanhante, a assistência da mulher durante o parto até o puerpério e a articulação com a atenção primária estão entre os temas abordados na capacitação.
O treinamento está sendo promovido através de uma parceria da Prefeitura de Caxias com Governo do Estado e Ministério da Saúde. Avaliadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança conduzem as atividades.
Segundo a enfermeira Eremita Val Rafael, uma das avaliadoras da IHAC, os benefícios do aleitamento materno estão ligados à redução da mortalidade infantil. “Os estudos apontam que se o bebê mamar na primeira hora após o nascimento, a redução da mortalidade infantil cai 22%. E se o bebê mamar no primeiro dia, o índice cai em 16%. Então, adotando essas práticas, o Brasil já diminuiu muito a mortalidade infantil. Esse cuidado proporciona qualidade de vida e redução da mortalidade neonatal”.
Comentários estão desativados