Notícia

Falha em linha de transmissão de Belo Monte causou apagão

O apagão no Norte e Nordeste do país foi causado por uma falha em um linha de transmissão de energia que distribui energia elétrica da usina de Belo Monte, no Pará, para o restante do país, segundo fontes no governo.

O desligamento ocorreu durante tomada de carga do linhão de Belo Monte e começou por volta de 15h45.

O apagão causou o desligamento de cerca de 18 mil megawatts. Isso corresponde a 22,5% da carga total do Brasil. Todo o Norte e Nordeste do país foram atingidos. As regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul foram desconectadas do restante do país para não serem afetadas.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou, em nota, que houve uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). Neste momento apenas as regiões Norte e Nordeste ainda têm áreas sem energia. Veja a íntegra do texto:

“Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.”

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.