Notícia

Pedrinhas vira referência de avanços após passado de cabeças degoladas

Conhecido internacionalmente por cenas de barbárie medieval, cabeças degoladas, fugas e violência desenfreada durante o governo Roseana, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas é uma das maiores mudanças ocorridas no Maranhão sob a gestão de Flávio Dino.

Nesta semana, inspeção do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) apontou avanços históricos no Complexo Penitenciário do Maranhão de 2014 para cá. A segurança interna e as ações de humanização implementadas na atual gestão mudaram completamente o cenário aterrorizante do passado.

“A evolução no Complexo (Penitenciário São Luís) salta aos olhos. Muitas coisas agradaram, em relação a nossa última visita, em 2014, a exemplo da padronização, limpeza, segurança e da disciplina aplicada. Claro, outras precisam melhorar, porém, as coisas não se resolvem em tão pouco tempo, e nós compreendemos isso”, disse o conselheiro do CNPCP, Eugênio Amorim.

As visitas de inspeção foram realizadas em algumas das unidades prisionais situadas no bairro Pedrinhas, entre segunda-feira (18) e terça-feira (19). “A filosofia de Execução Penal nos agradou bastante. Vimos que o trato com o interno não é nem torturante e nem paternalista, o que conduz à disciplina e regras; e isso nos satisfez bastante”, destacou o conselheiro do CNPCP.

O passado oligárquico que mostrou ao mundo cenas lamentáveis ficou para trás. Hoje, a realidade em Pedrinhas é completamente diferente.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.