Notícia

O PRTB e as indecisões da oposição sarneyzista

As desavenças públicas entre os sarneyzistas e o PRTB – alugado no Maranhão para o advogado Márcio Coutinho, ligado ao senador Edison Lobão – ligaram um sinal de alerta dentro do grupo que faz oposição a Flávio Dino no estado. O entrevero pode ser crucial para a eleição de dois senadores na chapa governista.

Sarneyzistas que lutam pela reeleição na Assembleia Legislativa exigem que o PRTB – hoje com Maura Jorge – integre a chapa de Roseana Sarney. Em contrapartida, chantageiam o partido de Márcio Coutinho via Lobão, afirmando que se a legenda não compor com eles, ninguém apoiará a reeleição do senador.

O que os parlamentares ligados à família Sarney querem é que os candidatos do PRTB sirvam de bucha de canhão para facilitar as suas reeleições. Com poucos partidos, a chapa de Roseana carece que votos para chegar a um bom coeficiente eleitoral e catapultar mais deputados para a Assembleia.

Por outro lado, o PRTB sabe que se for para a chapa de Roseana, provavelmente não elegerá ninguém para a Assembleia e, muito menos o mandatário do partido, Márcio Coutinho, para a Câmara Federal.

Os sarneyzistas apostam na ingerência de Lobão sobre o seu pupilo. Um boicote de figuras de dentro do clã pode ser crucial para uma derrocada do senador. Além disso, é tudo que Sarney Filho quer para passar o companheiro de chapa para trás. Ou seja, a chance de não eleição de ambos aumenta.

Roseana chegou a afirmar que conversaria com Márcio Coutinho para chegar a um denominador comum, que agrade a todos. Mas a situação é muito complicada, já que uma das partes obrigatoriamente vai perder em qualquer dos cenários.

Quem ganhará a queda de braço? Roseana e os sarneyzistas ou Lobão? O certo é que do jeito que for decidido haverá uma cisão que só vai prejudicar a oposição.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.