Bloco de Notas

Rapidinhas da quinta

Negócio da China

O Governo do Maranhão estuda vender o terreno do Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau, em São Luís, e avançar no plano de transferir a sede da instituição para o Sítio Santa Eulália, utilizando o imóvel pertencente ao Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria. O projeto é encabeçado pela Maranhão Parcerias (MAPA) e já mobiliza empreiteiros locais, “regados” de ânimo com a possibilidade de construir um empreendimento vertical de alto padrão nos arredores do retorno do Calhau.

Boa conduta?

O promotor Zanony Passos, que protagonizou nesta semana as vexatórias acusações de corrupção e acobertamento de investigações em troca de favores e cargos na Câmara de São Luís, é o mesmo que deu atestado de boa conduta ao presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Gilberto Lins, em setembro deste ano, em meio às suspeitas de superfaturamento e desperdício de dinheiro público na contratação por seis meses de um super-helicóptero, locado por R$ 7,7 milhões, pela gestão do Porto do Itaqui para o deslocamento de seus executivos e diretores.

Barricada

O deputado estadual Othelino Neto retornou ao plenário do Palácio Manuel Beckman nesta quinta-feira, depois de deixar a Secretaria de Relações Institucionais do Maranhão em Brasília, sendo recebido efusivamente pelos colegas comunistas Rodrigo Lago, Carlos Lula e Leandro Ney Bello. Nas redes sociais, a assessoria comemorou o retorno ao som da música “Anunciação”.

Cadeira vazia

Carlos Brandão ainda não indicou substituto para o lugar de Othelino em Brasília. Como aliados do esposo da senadora Ana Paula Lobato deixaram o cargo, a SeriDF, responsável pela mobilização dos interesses do Maranhão no Distrito Federal, está completamente vazia.

Sundown

O secretário-chefe da Casa Civil do Maranhão, Sebastião Madeira, vê com empolgação a possibilidade de Rosângela Curado retornar à cena política, colocando o PSDB à disposição da ex-deputada federal em Imperatriz.

Fim de festa

Repercutiu entre observadores locais a ausência de dezenas de prefeitos e deputados na festa promovida pelo Palácio dos Leões para confraternizar com a classe política do Maranhão. Além do baixo quórum de gestores, parlamentares aliados do governo Brandão ignoraram ou preferiram sair à francesa do convescote governista realizado na área nobre da capital no início desta semana.

Se na canoa não virar

Veículos da imprensa nacional dão como certa a queda de Juscelino Filho do Ministério das Comunicações. Segundo reportagens da Folha e do Estadão desta quinta, o União Brasil, antes irredutível na defesa do maranhense na Esplanada dos Ministérios, já aceita substituí-lo por outro nome do partido. Paulo Azi, da Bahia, seria o mais cotado para suceder a Juscelino.

Comandante

Ricardo Cappelli cogita voltar ao Maranhão para coordenar a campanha de Duarte Júnior a prefeito de São Luís. Se eleito, o ex-presidente do Procon apoiaria uma candidatura do número dois de Flávio Dino à Câmara Federal em 2026.

Movimento tectônico

Os grupos políticos liderados por Francisco Oliveira, Zito Rolim e Camilo Figueiredo consideram formar uma aliança em Codó com desdobramentos nas duas próximas eleições. Pelo acordo, Rolim seria o candidato do grupo a prefeito com o compromisso de apoiar Francisco Nagib a federal e trabalhar pela recondução de Camilo Figueiredo para a Assembleia Legislativa.

Operação Tartaruga

Na terça-feira, no largo do Palácio dos Leões, Larissa Abdalla, diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, sentiu falta de um ônibus destinado às operações da Rotam no Maranhão e deu uma “catracada” nos organizadores do evento de entrega de viaturas para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, destinadas por senadores e deputados federais. O veículo estava estacionado na frente do quartel da PMMA, com a promessa de ser entregue em separado em um ato capitaneado pelo secretário de Segurança.

Sinal Amarelo

Como antecipado pelo Marrapá em outubro, a Prefeitura de São Luís entrou em acordo com os comerciantes do Tropical Shopping e adiou para janeiro do próximo ano o início da intervenção na marginal em frente ao shopping. A medida tem como objetivo não afastar os clientes do empreendimento durante o período de compras natalinas.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.