Notícia

De cabeças degoladas e toques de recolher, MA vira exemplo de redução de violência

Nos anos de 2013 e 2014, o Maranhão ficou mundialmente conhecido pelas cabeças degoladas em Pedrinhas, ônibus incendiados com mortes até de crianças e toques de recolher de facções criminosas. Tudo isso ocorreu durante os desgovernos de Roseana. Passados quatro anos, após gestão firme de Flávio Dino, hoje o estado é citado como exemplo de redução da criminalidade pelo portal G1.

O site do Grupo Globo divulgou mais uma parcial do Monitor da Violência, que mede a escalada da criminalidade nos estados. E, mais uma vez, o Maranhão aparece como um dos poucos do Brasil que freou o aumento da violência no Brasil.

Segundo o site, apesar do sinal amarelo seguir aceso na maioria do Brasil, “alguns estados vêm conseguindo resultados consistentes na redução das taxas de homicídios. Paraíba e Maranhão, no Nordeste, Rondônia, no Norte, e Espírito Santo e Brasília são cinco exemplos”.

A reportagem do G1 expõe que, no Brasil, a engrenagem que vem fazendo o país bater recordes sucessivos de mortes intencionais violentas desde 2014 continuou girando em alta velocidade no primeiro semestre deste ano. “Mais uma vez, a situação é mais grave nos estados das regiões Norte e Nordeste, que ocuparam as dez primeiras posições do ranking nacional de homicídios”, diz a matéria.

O Maranhão, que figurava até 2014 na lista dos estados mais violentos do país, conseguiu sair desse triste ranking e hoje é citado como exemplo de diminuição da violência, com sucessivas quedas de mortes intencionais violentas.

De acordo com o G1, o fator responsável por essa mudança de patamar é a melhoria “da governança por meio de estratégias traçadas a partir de análise criminal, que concentrou o foco das polícias nos locais mais violentos do estado – tendo atenção especial à investigação dos homicidas. Esses casos parcialmente bem-sucedidos mostram que a redução das taxas não é uma utopia e pode ser alcançada em prazo curto, desde que enfrentada com políticas públicas adequadas”.

A mudança prometida por Flávio Dino é evidente na área da segurança pública. De mal exemplo durante os governos Roseana, em que a violência cresceu exponencialmente, hoje o estado vem acumulando diminuições sucessivas com investimentos maciços na modernização das forças de segurança, valorização dos profissionais e comando firme no combate à criminalidade.

Entre os principais feitos alcançados com a organização das Forças de Segurança do Estado está a saída de São Luís da lista das 50 cidades mais violentas do mundo. A diminuição notada ano após ano desde 2014 é destaque no G1 e tem melhorado a vida de todos os maranhenses.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.