Notícia

Felipe Camarão representa Governo do Maranhão em Oxford, na Inglaterra

Atendendo o convite da Fundação Lemann, o Governo do Maranhão participou, na última semana de novembro, de dois eventos sobre Educação e Gestão de Pessoas no Setor Público, na Saint Anne’s College, Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, representou o Governo do Estado no encontro que reuniu cerca de 65 autoridades brasileiras, entre: governadores, parlamentares, especialistas, empresários, secretários de estado e terceiro setor.

Dividido em dois momentos, o evento teve como objetivo fomentar discussões sobre gestão pública e educação de forma propositiva e com visões plurais, e ainda buscar consenso sobre as prioridades e possíveis ações para os dois temas.

A primeira parte do encontro debateu a Gestão de Pessoas no Setor Público, que é fundamental para que governos possam entregar serviços de qualidade à população.

Os debates contaram com relatos de experiências internacionais de especialistas como Dustin Brown (Diretor de Administração da Secretaria da Fazenda do Gabinete da Presidência dos EUA), Thomas Shannon (Subsecretário de Estado para Assuntos Políticos que coordenou a transição governamental Obama-Trump), Graeme Head (Comissário de Serviço Público de New South Wales, Austrália), e Kate Josephs (Diretora de Operações Nacionais, Departamento de Educação do Governo Britânico), entre outros.

“Nessa primeira etapa tivemos várias palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades voltadas à Gestão com foco em gestão de pessoas. Foram dias de muito aprendizado com os maiores especialistas do mundo no assunto, professores de Oxford, inclusive a reitora da Escola de Governo de Oxford, professores de Harvard, da Austrália, de vários países e também do Brasil, em elevadas discussões para melhorar essa área da gestão pública no nosso país”, comentou Felipe Camarão.

O evento contou com o apoio da Fundação Brava e da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford para o pilar de gestão pública e da organização Todos pela Educação para a agenda de educação.

Já a segunda parte do Encontro foi voltada à educação, e teve como temática central “Prioridades da educação para os próximos quatro anos”, momento em que foram debatidos assuntos como: os desafios da carreira docente, formação de professores na implementação de novos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a tecnologia como viabilizadora de reformas educacionais em escala.

Nesse campo a agenda contou com palestras: de Barbara Bruns (Centro para o Desenvolvimento Global, EUA) Evan Marwell (CEO da Education Superhighway, EUA), Cristián Cox (Ex-Diretor do Programa de Melhoria de Qualidade e Equidade da Educação Básica no Ministério da Educação do Chile), Sean Harford (Ofsted, Reino Unido), Dave Peck (CEO da Curriculum Foundation, Reino Unido) e Ju-Ho Lee (Ex-Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Coréia do Sul), entre outros.

“Nesse painel estavam presentes, também, vários renomados especialistas em educação no mundo. Discutimos sobre uma agenda de colaboração para que possamos fazer o Brasil e o estado do Maranhão avançar nesses próximos quatro anos. Foram oportunidades de grande e valioso aprendizado que, com certeza, aplicarei na gestão da Seduc”, finalizou Felipe Camarão.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.