Notícia

Deputados maranhenses homenageiam vítimas do acidente espacial de 2003

Um dia depois do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que prevê a retomada da política espacial brasileira, avançar na Câmara dos Deputados, os parlamentares maranhenses, Márcio Jerry (PCdoB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) anunciaram a realização de um evento para homenagear os 21 profissionais mortos no acidente com o foguete VLS-1 XV-03, na Base de Alcântara. A tragédia ocorreu três dias antes da data prevista para a decolagem da missão, há 16 anos, no dia 22 de agosto de 2003.

“A tragédia no Centro de Lançamento de Alcântara é irreparável. O Brasil perdeu vidas, inteligências, tecnologia e a possibilidade de em 2003 impulsionar o programa espacial. A maior homenagem será sempre buscar a retomada do programa aeroespacial”, afirmou o deputado Marcio Jerry.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Creden) aprovou nesta quarta-feira (21/08/2019) por 21 votos a 6, o relatório favorável ao acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) entre o Brasil e os Estados Unidos sobre o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão. A mensagem ainda precisará ser analisada por outras comissões, como a de Constituição e Justiça, e pelo plenário da Câmara.

Fechado em março deste ano, o acordo é uma das metas do governo brasileiro para estreitar as relações com os Estados Unidos. Ele foi assinado durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país chefiado por Donald Trump. (Metrópoles)

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.