Notícia

Mesmo sem obrigação, hospitais estaduais fazem atendimentos que cabem aos municípios

Por motivos históricos, a saúde pública no Maranhão tem algumas peculiaridades na hora de atender os pacientes. Diz a lei que parte dos serviços deve ser executado pelos municípios; e outra parte, pelo Estado. Mas não é sempre isso que acontece.

Os hospitais estaduais do Maranhão têm feito atendimentos que caberiam aos municípios. Entre eles, estão os de Lago dos Rodrigues, Peritoró e Alto Alegre do Maranhão.

O principal atendimento do Hospital de Alto Alegre do Maranhão, por exemplo, é o parto. Mas o hospital é estadual. E, de acordo com o SUS, o parto é preponderantemente atribuição dos municípios.

Além disso, o hospital de Alto Alegre está regionalmente próximo do de Lago dos Rodrigues (ambos são do Estado), fazendo o mesmo tipo de atendimento. Ou seja, há uma duplicidade no serviço.

Caso não tivesse que assumir esses atendimentos típicos do serviço municipal, o Estado poderia ampliar outros tipos de serviços na Saúde.

De 2015 para cá, o Estado conseguiu abrir dez grandes hospitais, mesmo com a severa crise econômica nacional.

Mas caso não haja um equilíbrio maior no papel desempenhado pelo Estado e pelos municípios, a expansão dos serviços pode ficar comprometida no futuro – ainda mais num cenário em que a economia e o PIB do país não crescem.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.