Notícia

Os números da Segurança Pública que desmentem os críticos do governo do Maranhão

Os críticos do governo do Maranhão tentam, desde o início de 2015, criar pechas para macular a imagem da boa gestão de Flávio Dino. Uma delas é que, no estado, o índice de violência aumentou sob o comando do comunista. A falácia sempre é refutada pelos números oficiais das Forças de Segurança, que mostram queda vertiginosa do índice de criminalidade.

Esse fato é ainda mais comprovado quando instituições a nível nacional apresentam dados referentes à escalada da violência no Brasil. Nesta segunda-feira, 05, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país.

O Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que houve um crescimento das mortes nas regiões Norte e Nordeste influenciado, principalmente, pela guerra do narcotráfico, a rota do fluxo das drogas e o mercado ilícito de madeira e mogno nas zonas rurais.

Na contramão da realidade constatada pelo estudo está o Maranhão. Nenhum entre os 20 municípios mais violentos é do estado. O mesmo Atlas mostra que, comparando todas as capitais, São Luís foi a 3ª com maior redução de homicídios no período 2016/2017.

Outros levantamentos já comprovaram a eficácia do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, inclusive retirando São Luís das 50 cidades mais violentas do mundo.

E, assim, os números vão desconstruindo as falácias criadas pelos críticos do governo do Estado. E comprovando de que a área da segurança pública, com investimentos em viaturas e armamento, contratação de mais policiais, valorização profissional, segue colhendo frutos e se destacando a nível nacional.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.