Notícia

Dino critica pacote de Guedes: “concentração de riqueza e renda nas mãos de poucos”

O governador Flávio Dino usou as redes sociais para comentar o pacote de medidas, enviado ao Senado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes, que propõe a mais profunda reestruturação do Estado brasileiro em décadas, na avaliação de economistas.

Bolsonaro entregou ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), três PECs (Propostas de Emenda à Constituição): a PEC do Pacto Federativo (para dar maior flexibilidade ao Orçamento e aumentar repasses de recursos a estados e municípios); a PEC da Emergência Fiscal (que institui gatilhos para conter gastos públicos em caso de crise orçamentária de União, estados e municípios) e a dos Fundos Públicos (que revisa 281 fundos).

Para Flávio Dino, “sobre pacotes: em meio a algumas ideias úteis, embrulha-se o principal, ou seja, concentração de riqueza e renda nas mãos de poucos. Assim é impossível haver consumo e poupança privada. E, por conseguinte, impossível haver investimentos privados para impulsionar desenvolvimento”.

Um dos principais pontos que o conjunto busca é reduzir o tamanho do Estado.

“’Estado mínimo’ significa maior concentração de riqueza e renda nas mãos de poucos. Políticas públicas são essenciais para os mais pobres e para a classe média. É um erro estrutural governar para o 1% mais rico da sociedade”, disparou Dino.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.