Notícia

Golpe derruba Evo Morales na Bolívia

Golpe consumado. O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou neste domingo (10) sua renúncia pouco depois das Forças Armadas e da Defensoria Pública boliviana aderirem ao golpismo promovido pela oposição, capitaneada por Luis Fernando Camacho e Carlos Mesa, segundo colocado nas eleições de 20 de novembro. O pleito, rejeitado pela direita, garantiu um quarto mandato ao ex-líder sindical cocaleiro.

Pouco antes de Morales oficializar sua saída do posto, uma série de lideranças do MAS, partido oficialista, apresentaram renúncia. Governadores, deputados, senadores, ministros e a presidenta do Tribunal Supremo Eleitoral deixaram seus postos em meio ao avanço da violência dos golpistas, que queimaram casas e perseguiram parentes dos moralistas.

Por volta das 17:54, horário de Brasília, foi feito o anúncio oficial, na cidade Chimore, província de La Paz. O vice-presidente Álvaro Garcia Linera também renunciou ao posto. Ambos fizeram pronunciamentos bastante emocionados.

“É minha obrigação buscar essa pacificação, espero que Mesa e Camacho entendam essa mensagem. Não prejudique as pessoas pobres, não use as pessoas. […] Estou renunciando para que meus companheiros não sejam intimidados nem ameaçados”, declarou Morales.

Com o objetivo de tentar pacificar o país, em conflito desde que a oposição pregou o não-reconhecimento do resultado das urnas que garantiu vitória em primeiro turno para o ex-dirigente sindical cocaleiro, Morales propôs na manhã deste domingo a realização de novas eleições gerais. A Organização dos Estados Americanos fez uma auditoria nas urnas e não declarou se houve fraude, mas também recomentou um novo pleito devido ao caos instalado pelos opositores.

Fernando Camacho entrou no Palácio do governo munido de uma Bíblia pouco antes da declaração oficial de Morales, demonstrando ser um dos principais artífices do golpe. (Revista Fórum)

Comentários estão desativados

4 respostas para “Golpe derruba Evo Morales na Bolívia”

  1. LUIS disse:

    GOLPE?????PORQUE A MANCHETE SIMPLESMENTE ISSO??? O CARA FICA 15 ANOS NO PODER,JÁ NÃO É O BASTANTE??? É IMPRESSIONANTE MESMO.

  2. Johnny Bravo disse:

    FRAUDE É SE PERPETUAR NO PODER OU FRAUDE ELEITORAL COMO FOI DESCOBERTO PELA OEA CONTRA ESSE CANDIDATO A 4º ELEIÇÃO.

  3. BRITO disse:

    Um governo derrubado, não pelos seus erros, mas pelo seus acertos na politica social e desenvolvimentista. Ou seja, foi golpe do tio Sam através da elite branca e dita cristã.

  4. Alan Couto disse:

    Um dos males da esquerda é tentar se perpetuar no poder. Definitivamente está mais que provado que essa esquerda latino-americana é um fracasso vide Brasil, Venezuela e Bolívia. Esses regimes estão em queda. O povo repudia a esquerda a cada dia mais… e a queda para eles é “golpe”, quando o povo lhe diz um NÃO.