Notícia

Hemomar comemora Dia do Doador Voluntário de Sangue

Na próxima segunda-feira (25), Dia do Doador Voluntário de Sangue, será realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís, uma justa homenagem aos doadores de sangue. O tema da Semana Nacional da Doação Voluntária de Sangue da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é “O meu sangue é do tipo Vida+”.

Durante a programação, entre 25 e 30, haverá a sensibilização da população sobre a importância de fazer regularmente a doação no Hemomar, Núcleos de Hemoterapia e pontos de coleta externa. A campanha busca reforçar os estoques de bolsas de sangue para os meses de dezembro e janeiro, já que, assim como julho, as doações caem consideravelmente em razão das férias e festas de fim de ano.

Além do Hemomar, participam da campanha os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Na capital, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

O Hemomar também disponibilizará coleta externa na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no dia 27 de novembro, das 7h às 19h. O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 Kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias. Somente são extraídos 450 ml de sangue.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.