Notícia

Gestos de lideranças políticas dão a direção das eleições de São Luís em 2020

“Política é feita de gestos, este é um momento para confraternizarmos. O lançamento de uma pré-candidatura será feito em outro momento porque é um acontecimento que é feito com a presença de muita gente, mas neste momento fico muito feliz porque vejo que fiz muitos amigos em São Luís”, com essas palavras o deputado federal licenciado e Secretário de Estado de Cidades, Rubens Pereira Júnior (PcdoB) celebrou a presença maciça de lideranças políticas em um encontro realizado na sexta-feira (20).

O que era para ser um almoço de confraternização de fim de ano, virou um grande ato político a favor da pré-candidatura de Rubens à prefeitura de São Luís. Para se ter uma ideia, estiveram presentes no encontro os dois senadores da base do governador Flávio Dino, Weverton Rocha e Eliziane Gama, dezesseis Secretários de Estado, quatro deputados federais, quatro deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, oito presidentes de partidos, além de nove vereadores e mais de quarenta pré-candidatos à vereador.

O encontro deixa claro que o deputado federal licenciado desde fevereiro, quando tomou posse na Secretaria de Cidades, fez o dever de casa e se fortaleceu em dois importantes pré-requisitos para consolidação de sua pré-candidatura: gestão eficiente à frente da pasta no executivo estadual e apoio político.

A força política demonstrada por Rubens Júnior se consolida mesmo antes do processo de escolha oficial do PCdoB, que deve se pronunciar oficialmente sobre a questão apenas em janeiro. O presidente estadual do PDT, senador Weverton Rocha, se antecipou e declarou que o partido vai sentar à mesa para negociação do candidato da base governista levando em consideração apenas a pré-candidatura de Rubens. “Nada temos contra o deputado Duarte Júnior, muito pelo contrário, mas na nossa condição de presidente do PDT, vamos levar em consideração para a tomada de decisão a pré-candidatura de Rubens, mas é claro que essa é uma questão que deve ser decidida pelo PCdoB,” disse.

Weverton explicou que em fevereiro os partidos políticos que em fevereiro os partidos realizarão pesquisas qualitativas para avaliar o perfil mais próximo aos interesses da população.

Outro gesto importante veio da Senadora Eliziane Gama, que acredita que o candidato do governo sairá vitorioso em São Luís e demonstrou uma certa preferência pela escolha de Rubens: “Se ele for o escolhido do nosso grupo político, não tenho dúvidas de que será vitorioso e fará uma grande gestão”, elogiou.

Tropa de Vereadores e Pré-Candidatos

Outra demonstração da força política no entorno de Rubens Júnior foi a presença de quase um terço da bancada de vereadores de São Luís e quase 50 pré-candidatos. Considerados fundamentais para fortalecer as candidaturas majoritárias nas articulações de bairros e comunidades, a ampla participação dos vereadores e pré-candidatos no encontro promovido por Rubens, demonstra que ele começa a se consolidar como opção preferencial junto aos atores mais importantes no jogo sucessório, como destacou o vereador Astro de Ogum.

“O que nós vereadores aqui presentes esperamos é que essa sabedoria estratégica do grupo do deputado Rubens, gere uma candidatura que se espalhe por toda cidade. O jogo começa agora e há muito para definir, mas espero sinceramente que essa pré-candidatura obtenha êxito”.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.