Notícia

Uma análise isenta da Pesquisa DataIlha

Diante das várias abordagens sobre a Pesquisa DataIlha, o Marrapá resolveu fazer uma análise isenta do levantamento divulgado hoje sobre a corrida eleitoral de São Luís.

Para isso, não vai levar em conta qualquer análise sobre Rubens Júnior (PCdoB), já que a pesquisa ludibriou entrevistados com perguntas de que ele seria candidato de Dino e Lula na capital.

Em primeiro lugar na estimulada, Eduardo Braide (Podemos) não vai para frente e nem para trás, e continua com menos % do que teve na última eleição.

Ou seja, a tendência é de perda de eleitores. O cenário espontâneo é ainda mais assustador para ele, onde aparece com apenas 12%. Eleitores indecisos estão na casa dos 70%, o que comprova que a eleição está completamente aberta.

Em segundo lugar em todos os cenários, Duarte Júnior (Republicanos) é outro que não desce e nem sobe. E deve manter essa porcentagem durante toda a campanha. Não por coincidência, é a mesma votação que ele teve para deputado em 2018 na capital.

Ainda com recall das últimas eleições, Wellington do Curso (PSDB) é outro que chega menor em 2020. Com menos da metade da % do que teve de votos em 2016 (19%).

O pelotão dos deputados segue inalterado. Com Neto Evangelista (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Adriano Sarney (PV) e Dr. Yglésio (PROS) empatados tecnicamente.

Mas, o mais provável, é que são essas opções que a maioria dos 70% de indecisos deve escolher. Ou seja, são os que apresentam o maior potencial de crescimento.

Também devem ficar animados Jeisael (Rede) e o ex-juiz Carlos Madeira (SD).

Como a % de indecisos é grande, eles entram na disputa como outsiders, e podem surpreender mais até do que nomes conhecidos e experimentados da Assembleia e da Câmara.

O blog lamenta a falta da deputada Detinha (PL) no levantamento. Com boa movimentação na capital, a única mulher no pleito deveria estar na relação.

Com o cenário ainda inalterado, a única certeza que se tem da eleição de São Luís até o momento é que a grande maioria dos eleitores segue indecisa. O que é bom para quem está no pelotão de baixo e muito ruim para os que tem recall de 2016 ou abusam da mídia.

O jogo está aberto.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.