São Luís

Blog faz análise da primeira propaganda eleitoral

Hoje teve início a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito de São Luís no rádio e na TV. O blog fez uma análise do que foi o programa de estreia de cada candidato.

Veja:

Eduardo Braide (Podemos)

Mesmo estando à frente em todas as pesquisas, a estratégia do candidato do Podemos foi relembrar o fracasso da eleição anterior, no pleito para prefeito em 2016. Em um tom choroso e piegas, Braide evoca o fracasso tentando arrancar uma vitória que parte de um suposto ‘mérito’ por ter ido bem na eleição passada, mesmo não a vencendo. No geral, Braide quis passar uma ideia de herdeiro natural, como se a prefeitura fosse direito dele. Ao contrário dos outros candidatos, não explorou a trajetória como cidadão, não mostrou em que bairro tem raízes, nem vínculo com qualquer segmento popular.

Duarte Júnior (Republicanos)

Há algumas semanas, “vazou” o primeiro programa de Duarte Júnior na internet. Apesar disso, o programa exibido na TV no primeiro dia de campanha não foi o mesmo do vazado. Ao invés de fixar a mira na atuação à frente do Viva/Procon, Duarte “limpou” o programa e deixou num tom mais pessoal, focado na trajetória de vida, nas raízes com bairros da cidade onde morou e explorou a fala de testemunhas da presença dele nesses lugares. Do vídeo vazado para o primeiro programa, ele colocou o procon na vida dele, mostrando a proximidade com o governador Flávio Dino, deixando um pouco de lado o discurso martelante de “Duarte do Procon”. Foi o único candidato que se apresentou como pai de pet.

https://www.instagram.com/tv/CGIBc3QANET/?igshid=jftu70unhxo3

Neto Evangelista (DEM)

Neto teve o maior tempo de tv entre os candidatos, o que deu a ele a chance de se apresentar com mais calma. Falou da sua vivência no Cohatrac, evocou a memória do pai e contou com depoimento da mãe, numa espécie de arquivo confidencial da inserção de Neto na vida política. Deu tempo também de Neto colocar em seu programa beneficiários de programas sociais ligados à secretaria que liderou no governo Flávio Dino, marcando sua presença em programas importantes como o Mais Renda, o Restaurante Popular e o Cozinha Comunitária, por exemplo.

Rubens Júnior (PCdoB)

O candidato do PCdoB teve uma linha mais emotiva, porém de emoção genérica, de plástico, tendo em vista que, apesar de narrar um bom texto sobre justiça social, Rubens não se insere “do lado do povo”, como diz seu jingle. Ao seu lado sempre estão autoridades, técnicos e, lógico, Lula e Dino. Foi um dos poucos que adiantou que a pandemia vai trazer dificuldades, mesmo assim prometeu revoluções em áreas chaves da gestão municipal.

Yglésio Moyses (PROS)

O candidato do Pros teve pouco mais de 30 segundos de inserção, tempo de um comercial. E foi isso que ele fez. Em uma peça de pouco recurso de produção envolvido, Yglésio mostrou uma diversidade de pessoas e por fim apareceu pedindo o voto. Se virou bem nos 30.

Bira do Pindaré (PSB)

Bira apostou na estética tiktoker para se apresentar. Com cenas curtas e muitos filtros, num roteiro linear, totalmente focado na trajetória de vida, ele soube aproveitar bem seu tempo e fixar a atenção de quem assistia.

Franklin Douglas (PSOL)

Nos seus 18 segundos, Professor Franklin Douglas se deteve a criticar Bolsonaro e clamar para que não seja eleito candidato a prefeito apoiado pelo presidente. Defendeu o auxílio até o fim da pandemia e aí o tempo acabou.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Blog faz análise da primeira propaganda eleitoral”

  1. Gaules disse:

    Acho que você é único cidadão de São Luís a pensar que a eleição de 2016 disputada por Braide foi um fracasso. Tanto é que ele não utiliza ela como ferramenta eleitoral atoa né… Convenhamos, vamos falar a verdade, ele saiu do zero a uma quase eleição surpresa. Não seria agora uma surpresa todos escolherem o que quase ganhou, afinal de contas se a eleição foi apertada é por causa da alta rejeição ao prefeito atual e que erroneamente apostou neste ano em um candidato inexpressivo e uma estratégia de consórcio bem mal feita.