internet

O tamanho dos candidatos nas redes sociais

Se seguidores fossem convertidos em votos, Duarte Junior (Republicanos) já poderia se considerar o próximo prefeito de São Luís. É dele a maior e mais engajada rede social da campanha à sucessão de Edivaldo Holanda Junior (PDT).

Tomando por base apenas o Instagram, Duarte é quem tem o maior número de seguidores. No Facebook, ele e Eduardo Braide (Podemos) estão “tecnicamente empatados”.

Na rede de fotos e stories, o ex-do Procon possui 105 mil seguidores, seguido de Braide que é candidato a prefeito há quatro anos e não tem a metade disso (51,4 mil). Rubens Junior (PCdoB) possui 50,5 mil seguidores no Instagram, na frente de Neto Evangelista (DEM) com seus 47,5 mil fãs.

No segundo escalão estão Yglésio Moyses, do PROS, com 29,4 mil; Jeisael Marx, da Rede, com 26,9 mil; e Bira do Pindaré, do PSB, com 24,4 mil. Hertz Dias (PSTU) e Franklin Douglas (PSOL) tem desempenhos semelhantes aos das pesquisas de intenção de votos, respectivos 1.439 e 1.326 seguidores. Se somados, os dois não alcançam os quase cinco mil seguidores da cadela Judith, filha do candidato do Republicanos.

As candidaturas em São Luís parecem não ter compreendido o papel das redes sociais na disputa eleitoral de 2018 e o impacto da pandemia do novo coronavírus no processo de engajamento e definição de voto neste ano.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.