Democrata

Quem é o político Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos

O nome completo do próximo presidente dos Estados Unidos é Joseph Robinette Biden Jr. Ele completará 78 anos de idade em 20 de novembro e, ao tomar posse em 20 de janeiro de 2021, se tornará o homem mais velho da História a ser o titular da Casa Branca.

Nascido em Scranton, na Pensilvânia, em 1942, Biden estudou na Universidade do Delaware e formou-se em direito pela Syracuse University, em 1968. Começou a carreira política em 1970, no Partido Democrata, quando foi eleito vereador pelo condado de New Castle, no Delaware.

Em 1972, foi eleito para o Senado e se viu reeleito seis vezes, inclusive em 2008, quando também foi eleito vice-presidente na chapa de Barack Obama. Renunciou ao mandato no Legislativo em 15 de janeiro de 2009, cinco dias antes de tomar posse como vice-presidente.

Em 2012, Barack Obama e Joe Biden foram reeleitos, disputando contra a chapa republicana de Mitt Romney e Paul Ryan.

Biden é da ala moderada do Partido Democrata e foi a solução encontrada pela agremiação para neutralizar, nas prévias que escolheram o candidato a presidente, os nomes da esquerda, como Bernie Sanders, que vinham conquistando muito correligionários. A sua vice, Kamala Harris, senadora pela Califórnia, também angariou a simpatia dos quadros mais jovens pelo fato de ser uma mulher negra. Ela tem 56 anos.

A primeira tarefa de Biden e Harris será tentar baixar a temperatura política nos Estados Unidos.

Com a vitória do democrata, Donald Trump entra para a lista dos poucos presidentes que disputaram a reeleição e perderam. Na história recente, a lista inclui o democrata Jimmy Carter (que perdeu para Ronald Reagan, em 1980) e o republicano George H.W. Bush (que perdeu para Bill Clinton, em 1992). (O Antagonista)

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.