Papão de emendas

Josimar empenhou 75 milhões em emendas para Codevasf; PF suspeita de mega esquema

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) foi alvo hoje cedo da Polícia Federal na Operação Descalabro, que investiga desvios de emendas parlamentares empenhadas pelo parlamentar para a saúde, no valor total de R$ 15 milhões.

Mas a suspeita dos investigadores é que o esquema comandado por Maranhãozinho seja muito maior, envolvendo outros parlamentares e prefeitos.

Levantamento obtido por O Antagonista mostra que, só em 2019, o deputado empenhou mais de R$ 75 milhões em emendas para ações da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) – quase 20% de todos os recursos que a empresa obteve por meio de emendas e termos de execução descentralizada (TED).

O dinheiro teria sido destinado a obras de pavimentação, compra de tratores e escavadeiras, caminhão pipa e outros serviços, nos municípios de Maranhãozinho, Centro do Guilherme, Zé Doca, Igarapé do Meio, Araguanã, Lago dos Rodrigues, Coroatá, São Matheus, Monção, Codó e Colinas.

A PF tem informações de que o deputado conseguiu destinar tamanho volume de recursos a partir de um esquema de compra de emendas de outros parlamentares. A negociata também envolveria prefeitos comprometidos a contratar empresas indicadas por Maranhãozinho, que recebia posteriormente uma “comissão” – retirada de contratos superfaturados por meio de emissão de notas frias.

Confira aqui as emendas direcionadas por Maranhãozinho à Codevasf. (O Antagonista)

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Josimar empenhou 75 milhões em emendas para Codevasf; PF suspeita de mega esquema”

  1. Johnes Abrantes Silva disse:

    Pistoleiro,ladrão de cargas dentre outros crimes que o Moral da BR tem nas suas costas,investiguem a mulher dele pra ver se não irão achar mais coisas.A casa do Moral da BR estava demorando para cair.