Arquivamento

Aras se manifesta pela rejeição da denúncia de Janot contra Sarney no caso do ‘quadrilhão do PMDB’

A PGR se manifestou pelo arquivamento da denúncia feita em 2017 por Rodrigo Janot ao STF contra o ex-presidente e ex-senador José Sarney. Ele era acusado de integrar o chamado “quadrilhão do PMDB”.

A denúncia foi oferecida contra Sarney e outros senadores e ex-senadores do PMDB (Edison Lobão, Renan Calheiros, Romero Jucá, Valdir Raupp, Sérgio Machado e Jader Barbalho), acusados de integrar uma organização criminosa que recebeu R$ 864 milhões em propina.

Na manifestação que Augusto Aras enviou hoje ao ministro Edson Fachin, o PGR escreveu:

— Não foi demonstrada a existência de lastro probatório mínimo indispensável para a instauração de um processo penal.(…) A denúncia imputa genericamente a prática do crime de pertencimento a organização criminosa ao acusado José Sarney. As imputações a ele dirigidas — diferentemente daquelas endereçadas aos demais denunciados — além de genéricas, não estão acompanhadas de elementos probatórios mínimos e indispensáveis para a instauração de um processo penal.

Entre outros argumentos, os advogados de Sarney, Antonio Carlos de Almeida Castro e Sepúlveda Pertence, sustentaram que “não foi apontada a participação (de Sarney) na nomeação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de abastecimento da Petrobras” e que “não há prova da ilicitude nem de sua participação na solicitação de doações eleitorais para diretórios estaduais do PMDB”.

Da coluna do Lauro Jardim, em O Globo

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.