Pleito

Em carta à Nação, Consórcio da Amazônia pede retomada imediata de leitos de UTI desabilitados pelo SUS

Em meio à desabilitação de leitos de UTI para Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal pede em “Carta da Amazônia à Nação Brasileira’ a retomada imediata dos leitos. O documento, assinado por nove governadores, enfatiza que a medida é vital “sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia”.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no pico da pandemia ano passado, o SUS chegou a ter mais de 23 mil leitos habilitados, agora são pouco mais de 3 mil. Em Ofício do dia 29 de janeiro, assinado pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, a pasta pediu ao Ministério da Economia a liberação de R$ 5,2 bilhões para enfrentar a Covid-19 em 2021 . No documento, o secretário afirma que os recursos são necessários para custeio de serviços de atenção especializada, “especialmente leitos de UTI”, entre outras despesas.

Na carta, os governadores também ressaltam a expectativa que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, destacando que a “persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias”. Também agradecem a solidariedade da população e o empenho de “todos os estados brasileiros e dos seus profissionais” que estão recebendo e cuidando de pacientes” da região.

Assinam a carta o presidente do Consórcio, governador Flávio Dino (MA), e o governadores Gladson Lima, Waldez Góes (AP), Wilson Lima (AM), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO), Antônio Denarium (RR) e Mauro Carlesse (TO). (O Globo)

Leia a carta na íntegra:

“CARTA DA AMAZÔNIA À NAÇÃO BRASILEIRA

Pela retomada imediata da habilitação de leitos SUS e outras medidas urgentes frente à pandemia na região. Senhoras e Senhores,
1. Em nome da Amazônia brasileira, nós, governadores da Amazônia Legal, dirigimo-nos a todos para agradecer a solidariedade com a nossa população, em face do difícil momento que atravessamos, notadamente com a sobrecarga dos sistemas hospitalares. Destacamos, em especial, o empenho de todos os Estados brasileiros e dos seus profissionais que estão recebendo e cuidando de pacientes oriundos da nossa região.
2. Enfatizamos que, neste momento, é vital a retomada da habilitação de leitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia.
3. Do mesmo modo, temos a expectativa de que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias.
4. Certos de contarmos com a célere resposta do Governo Federal e com o apoio das autoridades brasileiras, agradecemos os esforços de todos.

FLÁVIO DINO Governador do Estado do Maranhão Presidente do Consórcio

GLADSON DE LIMA CAMELI Governador do Estado do Acre

ANTÔNIO WALDEZ GÓES DA SILVA Governador do Estado do Amapá

WILSON MIRANDA LIMA Governador do Estado do Amazonas

MAURO MENDES FERREIRA Governador Estado do Mato Grosso

HELDER ZAHLUTH BARBALHO Governador do Estado do Pará

MARCOS JOSÉ ROCHA DOS SANTOS Governador do Estado de Rondônia

ANTONIO DENARIUM Governador do Estado de Roraima

MAURO CARLESSE Governador do Estado do Tocantins”

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.