Coronavírus

Ministro da Saúde anuncia envio de quase 300 mil doses a mais de vacinas contra a Covid-19 para o MA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em São Luís neste domingo (23), para a entrega de 600 mil testes rápidos de Covid-19. A medida foi uma das anunciadas pela pasta no sábado (22), para conter a variante indiana do coronavírus (B.1.617) no país, após a confirmação dos primeiros casos no Maranhão.

Na chegada a capital maranhense, o ministro foi recepcionado no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado por Carlos Lula, secretário estadual de Saúde e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde); Eduardo Braide (Podemos), prefeito de São Luís e Joel Nunes, secretário municipal de Saúde.

Na ocasião, Queiroga anunciou que o Maranhão deve receber, aproximadamente, 300 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19, 5% a mais do que estava previsto inicialmente pelo Plano Nacional de Imunização. Todas as doses serão destinadas para a Grande Ilha de São Luís.

Segundo o ministro, o pedido foi feito pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, devido a confirmação dos casos da variante na região e deve ampliar a cobertura de vacinas na Grande Ilha de São Luís.

“E nós todos estamos atentos a variante indiana, para que essa variante não tenha transmissão comunitária. Como o prefeito falou, hoje e ontem com o secretário Joel [de São Luís], ele fez um pleito muito justo de ampliar a cobertura de vacinas na Grande Ilha e foi acatado pelo Programa Nacional de Imunização. Nós teremos 5% a mais de vacinas, isso aproximadamente 300 mil doses nesse primeiro momento”, anunciou Queiroga.

De acordo com o ministro, a testagem em será implementada em pontos estratégicos no estado. Entretanto, não foram divulgados quais serão esses pontos e quando deve começar. A expectativa, segundo o que foi anunciado pelo próprio ministro, é que aconteçam em aeroportos e portos do Maranhão.

Ao todo, o Ministério da Saúde prevê a distribuição de 2,4 milhões de testes para todo o país. Os testes são capazes de identificar a variantes do vírus. Para isso, será necessário fazer uma análise genética em material dos doentes.

Após a entrega dos testes, Marcelo Queiroga fez um sobrevoo até o navio MV Shandong da Zhi, no litoral do Maranhão, onde estão os tripulantes diagnosticados com a variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617). A informação foi publicada em uma rede social do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. (G1)

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.