Vacina

STF dá 48h para Anvisa detalhar quais documentos faltam para decidir sobre Sputnik V

O ministro do STF Ricardo Lewandowski deu prazo de 48 horas para a Anvisa detalhar quais documentos estão faltando para que a agência possa decidir sobre o uso definitivo da Sputnik V no Brasil. O pedido foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B).

“Informe a Anvisa, em 48 horas, de maneira pormenorizada, quais os documentos faltantes para uma análise definitiva do pedido de autorização excepcional e temporária de importação e distribuição da vacina Sputnik V.”

A história da análise da Sputnik V pela Anvisa é cheia de contradições. Depois da negativa da agência para o uso emergencial da vacina, o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFID) disse que a agência “não fez seus próprios testes da vacina”.

Mas um dos parceiros dos russos, a União Química, empresa responsável pela fabricação do imunizante no Brasil, disse questionou se a agência usou “produto falsificado”. Vale lembrar que a agência brasileira analisa apenas documentos, nunca amostras das substâncias.

Em abril deste ano, a OMS disse que a análise da Sputnik V deve ser concluída em julho.

“O Instituto Gamaleya ainda está em fase de fornecimento de dados para o dossiê da OMS, mas a OMS já teve uma equipe junto com agência europeia de medicamentos fazendo inspeções na Rússia agora, no mês de abril, para boas práticas clínicas.”

Leia a decisão

Com informações de O Antagonista 

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.