Coronavírus

Janssen adia envio de vacinas que chegariam ao Brasil na terça

A entrega no Brasil de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen contra o novo coronavírus, prevista para acontecer nesta terça-feira (15), não irá mais ocorrer. As informações são da BandNews TV.

A suspensão foi confirmada pela reportagem junto à assessoria do Ministério da Saúde. Por enquanto, não foi comunicado o motivo do cancelamento provisório, informado pela própria Janssen ao governo federal.

Por enquanto, não está confirmada uma nova data para entrega. Em nota, o Ministério da Saúde diz ainda que “aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”. Fontes do Ministério da Saúde informaram à BandNews TV que as vacinas poderiam chegar já na quarta-feira (16).

A vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Segundo o Ministério da Saúde, ela assegura 85% de eficácia nos casos mais severos da doença.

A remessa chegaria ao País próxima do fim do prazo de validade, de 27 de junho. Por isso, seria distribuída originalmente apenas para capitais. Quando chegar, o imunizante deve começar a ser distribuído aos estados em 48 horas.

Com base em protocolos usados nos Estados Unidos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode aumentar o prazo de validade das doses, de 12 para 18 semanas. Desta forma, o fármaco seria tecnicamente funcional até 8 de agosto.

A vacina da Janssen contra o coronavírus foi aprovada para uso emergencial contra a Covid-19 em março. O imunizante apresenta taxa de eficácia global contra o coronavírus de 66,9% para casos moderados e 76,7% para casos graves em adultos e é aplicado em dose única.

Produzida pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson, cada dose custou aproximadamente US$ 10. O ministro da Saúde informou ainda que houve um desconto de 25% no valor dos imunizantes e que o pagamento acontecerá apenas pelas doses, de fato, aplicadas. (Band)

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.