Eleições

Deputada maranhense critica projeto que reduz participação feminina na política

A deputada estadual Socorro Waquim (MDB) denunciou a ameaça de retrocesso nos direitos conquistados pelas mulheres brasileiras em relação à participação política.

Segundo a parlamentar, o Projeto de Lei 1951, de autoria do senador Ângelo Coronel (PSD/BA), que propõe revisão na lei eleitoral (em tramitação no Congresso Nacional  para vigorar já nas eleições de 2022), estabelece o mínimo de participação feminina nos cargos eletivos.

“A participação das mulheres na política eleitoral, duramente conquistada nos últimos anos, corre risco com a reforma política eleitoral em tramitação na Câmara dos Deputados, porque podemos perder o direito aos 30% de candidaturas femininas na composição das chapas. Essa questão de cota de gênero em casa legislativa, seja por meio de reserva de candidaturas ou de assentos, já foi adotada em mais de 130 países”, advertiu a parlamentar.

De acordo com Socorro Waquim, parece coincidência que, quando completados 90 anos do direito de voto para as mulheres, o referido PL seja aprovado no Senado e encaminhado à Câmara dos Deputados para ser votado até setembro e vigore já nas eleições de 2022.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.