Interferência

Zé Carlos aponta interferência do presidente do PL em disponibilização de linha de crédito

O deputado federal Zé Carlos (PT) denuncia uma interferência do presidente do PL, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, na disponibilização do “Crediamigo”, uma das principais linhas de crédito do Banco do Nordeste (BNB).

De acordo com o parlamentar, há 18 anos a Oscip de nome Instituto Nordeste Cidadania (INEC) operacionaliza o Crediamigo na Região Nordeste, com amparo na Lei n.º 11.110/2005, que regulamenta parcerias entre instituições financeiras e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).  

No entanto, após uma crítica feita por Valdemar da Costa Neto sobre a operacionalização do Crediamigo pelo INEC, o presidente do BNB foi destituído do cargo. O seu substituto anunciou que, a partir do dia 31 de dezembro deste ano, o termo de parceria entre o instituto e o banco não seria mais renovado. 

“Na sequência das medidas, ao que tudo indica, atendem aos interesses do presidente do PL, uma licitação foi aberta sem que a própria Oscip INEC pudesse dela participar. Ocorre que as três empresas que se habilitaram ao certame foram inabilitadas por não possuírem todas as condições exigidas pela licitação”, disse o deputado. 

Diante dessa situação, o parlamentar acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão acompanhe todo o processo envolvendo a substituição do INEC como instituição operadora do “Crediamigo”

“Principalmente para que a mais importante linha de crédito de um banco público não venha a ser utilizada como recompensa do atual governo federal a partidos políticos em razão de favores prestados ao governo por lideranças políticas desses mesmos partidos”, afirmou Zé Carlos.  

 

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.