Organização criminosa

Operação do Gaeco combate desvio de recurso público em Imperatriz

Uma força tarefa comanda pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público, realiza nesta quinta-feira, 17, a Operação Impacto, que objetiva combater o desvio de recursos públicos da cidade de Imperatriz. 

A atividade resultou na prisão preventiva de um servidor público vinculado a Superintendência de Limpeza Pública Urbana de Imperatriz, investigado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade documental e fraude licitatória associado com outros servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e de outros órgãos públicos de Imperatriz.

Nas investigações, foram colhidos indícios de que um grupo criminoso atuou para direcionar, em favor de uma empresa, a Concorrência Pública 003/2017-SINFRA (processo licitatório 22.01.027/2017-SINFRA), destinado à contratação de firma especializada em limpeza pública urbana pelo prazo de 12 meses. O processo efetivamente resultou na contratação, em maio de 2018, da empresa investigada, pelo valor de R$ 25.968.018,96. O valor foi elevado ao total de R$ 58.183.579,48 após dois aditivos que estenderam o  contrato até março de 2021.

Além de uma prisão preventiva, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, em endereços vinculados aos investigados, nas cidades de Imperatriz (MA), Rio de Janeiro (RJ) e São Miguel (TO), assim como na sede da empresa e em algumas secretarias municipais de Imperatriz, com o objetivo de coletar elementos documentais probatórios.

Além do Gaeco, a operação teve a participação da Polícia Civil do Maranhão, com o apoio operacional do GAECO – RJ e do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.