Apoio

Em nota, FETAEMA reforça apoio a Weverton e critica subordinação do PT local

Em nota divulgada nessa quarta-feira, 6, a Fetaema, entidade que representa os trabalhadores rurais do Maranhão, voltou a se posicionar a favor da pré-candidatura de Weverton Rocha (PDT) ao governo do Maranhão e criticou o estado de subordinação que o PT local vive.

“Percebemos que o PT se encaminhou para inviabilizar a participação política dos seus militantes orgânicos, em detrimento de uma estratégia de subordinação a um projeto político local, descolado de uma visão que liberte a classe trabalhadora rural de suas diversas opressões”, diz o trecho da nota. 

Com Lula, Weverton e Chico Miguel!

No dia 2 de abril, último dia da janela partidária, nós do MSTTR do Maranhão, tivemos que tomar uma decisão drástica: retirar nossa pré-candidatura a deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) para outra sigla partidária.

Sob o Governo Bolsonaro, ocorreram diversos ataques contra os trabalhadores rurais. Sob este governo, ocorreu um genocídio que matou milhares de agricultores familiares, indígenas, quilombolas em razão da COVID-19. No Maranhão não avançamos na erradicação da pobreza do campo, falhamos na implementação de um projeto de desenvolvimento rural justo e solidário e pioramos nos dados de violência fundiária, com recordes de conflitos e pessoas assassinadas no campo maranhense e do aumento da destruição do Cerrado e da Amazônia.

Apresentamos uma candidatura a deputado estadual alinhada com a necessidade de representação política da nossa categoria no parlamento.

Percebemos que o PT se encaminhou para inviabilizar a participação política dos seus militantes orgânicos, em detrimento de uma estratégia de subordinação a um projeto político local, descolado de uma visão que liberte a classe trabalhadora rural de suas diversas opressões.

Optamos por ousar desafiar o projeto político imposto por elites rurais de nosso estado. Nesse sentido, buscamos uma nova sigla – o PDT – na qual travaremos novas batalhas pela construção de um novo espaço de poder no estado, compromissado com a luta dos povos do campo, das águas e das florestas e a autonomia dos movimentos sociais.

Por isso, de mãos dadas com a esperança, conclamamos cada sindicato e cada liderança sindical para essa batalha onde afirmaremos nossa capacidade de luta, construindo uma candidatura popular que expressa a face autêntica do nosso movimento com Lula para presidente do país, Weverton para governador do Maranhão, e o companheiro Chico Miguel sendo o nosso pré-candidato a deputado estadual.

São Luís/MA, 06 de abril de 2022.

Diretoria da FETAEMA

Coordenações Regionais

STTRs e Delegacias Sindicais

Dirigentes Sindicais e Associações de Trabalhadores Rurais

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.