Encontro

Petistas do Maranhão declaram apoio a Weverton

Militantes petistas realizam ato na quarta-feira, 20, para declarar apoio à pré-candidatura do senador Weverton (PDT) ao governo do Maranhão. O ato marca o lançamento do Comitê Popular Maranhense de petistas com Lula e Weverton.

O lançamento do comitê Lula e Weverton demarca um racha no PT maranhense. O presidente estadual da sigla, Francimar Melo, declarou apoio ao atual governador Carlos Brandão, ex-PSDB e PRB, recém-filiado ao PSB.

Histórico de rachas no PT do Maranhão

Não é a primeira vez que o PT maranhense racha ao meio. Em 2010, o partido estava na coligação da governadora Roseana Sarney, tendo o vice Washington Luiz. Mas a militância se dividiu entre as candidaturas de Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (então no PCdoB).

Em 2014, o PT estava novamente na coligação do candidato do governo, Edinho Lobão (PMDB). A militância fez um ato de apoio ao candidato Flávio Dino, que sairia vitorioso.

Este ano, o movimento se repete. A direção do partido fechou apoio ao candidato do Palácio e parte da militância declarará apoio a Weverton. O ato marca o lançamento do Comitê Popular Maranhense de petistas com Lula e Weverton.

Ao lado de Lula nas horas difíceis

“Weverton esteve ao lado do presidente Lula nas horas mais difíceis, como na luta contra o impeachment e na prisão injusta que ele sofreu”, disse Honorato Fernandes, presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís. “Nada mais justo que agora a militância do PT também esteja a seu lado nessa batalha por dias melhores para o Maranhão”, completou

A presidente da Fetaema (Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Maranhão), Ângela Silva, é outra petista que apoia Weverton. “Nossa decisão em apoiar Weverton é por sua história de militância no movimento estudantil e partidário de esquerda, por respeitar a autonomia dos movimentos sociais, pela defesa de políticas públicas para agricultura familiar, por ter colocado seu mandato de senador como instrumento de defesa das pautas defendidas pelos STTR’s, FETAEMA e CONTAG em Brasília, por ter votado contra o golpe que tirou a presidenta Dilma da Presidência da República em 2016, por ter ficado sempre ao lado do presidente Lula, mesmo depois de ter sido injustamente preso”, afirmou.

“Estaremos juntos com quem sempre esteve com o PT nas lutas populares do Maranhão e não virou as costas para Lula nos momentos mais difíceis”, defendeu em suas redes sociais o petista maranhense Márcio Jardim, ex-diretor da Fundação Perseu Abramo do PT.

O ato acontece esta quarta-feira, às 9h, na sede da Fetaema, em São José do Ribamar e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais no perfil @apoiadoresdolulaeweverton no Instagram.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.