Escusa temporária

Othelino abre mão de assumir governo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), reapareceu nesta sexta-feira (10) para informar que não vai assumir o governo do estado enquanto Carlos Brandão (PSB) estiver afastado.

Othelino encaminhou um ofício ao governador em exercício, Paulo Velten, afirmando que não poderá assumir o comando do Executivo, pois, caso o fizesse, ficaria impedido de concorrer à reeleição.

Em sua defesa, o parlamentar, mesmo já em solo maranhense e sendo o segundo na linha sucessória do governo do estado, citou uma manifestação recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que diz que o presidente da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal não ficariam inelegíveis caso se recusassem a substituir o presidente da República em uma eventual ausência.

Dessa forma, Othelino está utilizando o mesmo entendimento para não ficar inelegível e poder disputar a reeleição em outubro.

Ainda no ofício, o deputado confirmou que Carlos Brandão renovou o pedido de licença e permanecerá afastado das suas atribuições até o dia 20 de junho.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.