Fake

Brandão muda base de cálculo da gasolina, mas não diminui ICMS

Poucas horas após ter desembarcado em solo maranhense depois de ficar mais de 40 dias internado em São Paulo, o governador-tampão Carlos Brandão (PSB) soltou a primeira fake news na tentativa de enganar os consumidores sobre uma falsa redução do ICMS.

Enquanto diversos estados já reduziram o valor do ICMS, o que diminuirá o preço final da gasolina e de outros itens considerados essenciais, Brandão, maliciosamente, anunciou apenas uma mudança na base de cálculo do ICMS dos combustíveis para continuar faturando milhões com o imposto cobrado sobre comunicações e energia.

Na prática, o Governo do Estado continua cobrando os 30,5% de ICMS, valor esse muito acima do teto de 17% previsto na Lei Complementar n.º 194, de 23 de junho de 2022, já sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

No fim das contas, os maranhenses continuarão tendo que lidar com os altos impostos e o montante arrecadado não é convertido em benefícios sociais, uma vez que mais da metade da população local vive na extrema pobreza, conforme dados recentes divulgados pela FGV.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.