fundo a fundo

De como o governo Brandão usa o Orçamento Secreto da saúde para cooptar prefeitos

O governo Carlos Brandão tem utilizado uma estratégia para cooptar prefeitos para o projeto de reeleição: o Orçamento Secreto da Saúde, através de transferência fundo a fundo, aquela que sai diretamente do Fundo Estadual da Saúde para o fundo municipal de saúde do município cooptado.

Brandão já destinou R$ 64,9 milhões em orçamento secreto. Entre os dias 13 de junho e 1 de julho, foram realizados 56 repasses do Fundo Estadual de Saúde diretamente à conta bancária das prefeituras. Os aportes variam entre 400 mil reais e 2,5 milhões.

Pedro de Rosário, do prefeito Toca Serra (PCdoB), é a campeã de recebimento de orçamento secreto, sendo beneficiada com 4,8 milhões em recursos extras. Vale lembrar que Toca Serra apoiava a pré-candidatura do senador Weverton ao governo, chegou a participar de eventos do Maranhão Mais Feliz, mas, pelo jeito, depois do acordo do orçamento secreto, decidiu mudar de lado.

Outras que receberam grandes quantias foram Parnarama, Açailândia, Timbiras e Santa Inês, que também foram contempladas com repasses da Secretaria de Saúde do Maranhão acima dos 2,5 milhões. O curioso é que a maioria não era aliado de Brandão, mas depois passou a apoiar o projeto comuno-socialista.

Todos aliados do governo recebendo recurso de transferência voluntária na véspera do período vedado pela legislação eleitoral.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.