Desmatamento

Maranhão foi o quarto estado que mais desmatou em 2021

O Maranhão está entre os estados que mais desmataram no ano passado, conforme dados divulgados pelo Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do Mapbiomas nessa segunda-feira, 18.  

Foram mais de 167 mil hectares devastados no estado, devastação causada principalmente pelo avanço da agropecuária e da atividade garimpeira. 

Duas regiões do país chamam muita atenção. A chamada Matopiba (entroncamento entre Maranhão, Piaui, Tocantins e Bahia), que concentra 77% do desmatamento do Cerrado e, no caso da Amazônia, a Amacro (fronteira do Amazonas com Rondônia e Acre), onde houve aumento de 28% do desmatamento e que já representa 20% do desmatamento da Amazônia. 

Para a elaboração do RAD, o Mapbiomas se baseia em todos sistemas de alertas de desmatamentos que existe no país, como os do Inpe, da SOS Mata Atlântica e da Imazon. Esse levantamento resultou em 69.796 alertas, que foram refinados e cruzados com outros dados públicos, como os de Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Esse cruzamento, por exemplo, mostrou que 77% da área desmatada estava dento de imóvel rural cadastrado no CAR. Ou seja, é possível encontrar responsáveis pelos desmatamentos em pelo menos 3/4 dos casos.

Com informações do jornal O Globo.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.