Novo Capitólio?

Parlamentares acreditam que Bolsonaro contestará resultado das eleições

Uma pesquisa realizada pelo Congresso em Foco mostrou que a maioria dos parlamentares do Congresso Nacional acredita que o presidente Jair Bolsonaro (PL) contestará o resultado das eleições de outubro. 

Segundo o levantamento, 54,69% dos deputados e senadores entrevistados consideram altamente provável que Bolsonaro irá incitar no Brasil um movimento semelhante ao que fez nos Estados Unidos Donald Trump depois que perdeu as eleições para Joe Biden em 2020. Nos Estados Unidos, a contestação do resultado resultou na invasão do Capitólio, sede do poder Legislativo, no dia 6 de janeiro de 2021 e na morte de cinco pessoas.

Na pesquisa, 23,44% dos parlamentares (15 respostas) dizem considerar “quase certo” que Bolsonaro irá contestar o resultado. E isso é “muito provável” para 31,25% (20 respostas). Há ainda 14,06% que consideram a hipótese “medianamente provável” (nove respostas).

“São, portanto, 68,75% de parlamentares que percebem que poderá haver a incitação de movimentos populares que questionem o resultado eleitoral. O contraponto é de 31,25% de deputados e senadores que consideram pouco provável que aconteça algo do gênero”, observa o relatório da pesquisa.

Com informações do Congresso em Foco.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: