Fake news

Lahesio e Weverton denunciam à PF disparos em massa de fake news

Os candidatos ao governo, Lahesio Bonfim (PSC) e Weverton Rocha (PDT), denunciaram à Polícia Federal o uso de robôs de disparo em massa com fake news contra suas campanhas. Esse tipo de situação tem se tornado recorrente no Maranhão, com uma estrutura aparentemente profissionalizada e que espalha milhares de mensagens de uma única vez para celulares maranhenses.

Os advogados de Lahesio protocolaram recentemente uma notícia-crime na PF, inclusive apontando números de celulares que estariam disparando notícias falsas contra o ex-prefeito. De acordo com o que foi noticiado, a estrutura de disparos estaria enviando dados de suas declarações de bens para milhares de pessoas.

Já o senador Weverton Rocha fez denúncia similar ainda no mês de fevereiro deste ano. O senador foi pessoalmente à sede da Polícia Federal e protocolou um pedido de investigação federal para descobrir os autores de disparos em massa de fake news e a invasão de suas redes sociais por robôs, com o objetivo de diminuir o poder de alcance das postagens. A equipe do senador informou que conseguiu identificar que os robôs estavam hospedados em países como Índia e Paquistão, para tentar driblar o rastreamento e identificar os proprietários reais das contas.

Com a formalização das denúncias, a Polícia Federal irá investigar e descobrir quem opera a máquina de disparos contra os dois candidatos, mas cabe a indagação: a quem interessa tentar atingir a reputação de Lahesio Bonfim e Weverton Rocha?

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.