Investigação

Construção de creches com emenda de Brandão quando era deputado é retomada após anos de paralisação

Na cidade de Colinas, terra natal do governador-tampão Carlos Brandão (PSB), as obras para a construção de três creches foram retomadas após anos de paralisação. Chama atenção que os recursos para as unidades são oriundos de emendas de Brandão da época que ele era deputado federal, há mais de 10 anos, mas só agora as creches estão sendo finalizadas.

As creches estão nos povoados Piquete, Chapadinha e Liberdade. Os recursos foram liberados durante a gestão da prefeita Valmira Miranda, aliada de Brandão, entre 2009 e 2012. Em 2012, Valmira perdeu a eleição para o prefeito Antônio Carlos, que em 2014 foi acionado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em razão da demora na entrega das creches. 

Na época, o prefeito informou que não existia sequer um documento sobre construção das unidades e que não havia sido encontrado nenhum registro relacionado às creches. Uma comissão foi formada para investigar a situação, o que acabou se tornando um caso de polícia, já que a Polícia Federal abriu um inquérito para saber o motivo da paralisação das obras.

Foram quase R$ 2 milhões e meio liberados. O engenheiro Felix Bispo da Silva, responsável pela Construtora Sertão, uma das contratadas para a execução do serviço, disse na época, em depoimento à PF, que os recursos foram desviados para serem empregados em outras obras públicas e em serviços de terceiros. 

Em 2020, Valmira Miranda foi eleita novamente para o cargo de prefeita de Colinas, com o apoio de Brandão já como vice-governador do estado. E agora, a construção das creches foi retomada inexplicavelmente e em ritmo acelerado, há poucos dias das eleições. 

Com informações do blog do jornalista Jeisael Marx.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: