teste das urnas

Eleição simulada acontece neste domingo (21) em Bela Vista do Maranhão

Um município maranhense será o primeiro do país a realizar eleição simulada usando o novo modelo da urna eletrônica.

Bela Vista do Maranhão, distante cerca de 240 km da capital São Luís, vai mobilizar seus 10.338 eleitores, nas 39 seções eleitorais. Os locais de votação funcionarão entre oito da manhã e meio dia do próximo domingo. Os eleitores devem procurar seu local de votação habitual, portando documento com foto. Não há obrigatoriedade de comparecimento.

Serão 5 cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Mas todos os candidatos são fictícios.

A totalização dos votos acontecerá a uma da tarde e a avaliação final, será divulgada às quatro horas da tarde.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o pleito simulado serve para apresentar os requisitos de segurança do processo eletrônico de votação, oferecer transparência, treinamento de mesários e outros testes para a Justiça Eleitoral, como medições do tempo de votação e habilitação e do voto em si.

O projeto pioneiro intitulado de “eleição simulada” é promovido pelo TRE do Maranhão desde o ano eleitoral de 2004.  Desde então, em todos os pleitos eleitorais, já foram 9 municípios maranhenses que receberam o projeto.

Outro pioneirismo do projeto é que a urna eletrônica, modelo 2020, será usada pela primeira vez no país durante a simulação. Ela disponibiliza mais recursos de acessibilidade, segurança dos dados, aprimoramento dos teclados, maior velocidade dos processadores de dados e autonomia de funcionamento das baterias por até 4 meses sem necessidade de recarga.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.