Corrupção

Jornalista revela esquema milionário envolvendo Lahesio Bonfim

Lahesio Bonfim, candidato ao governo do Maranhão pelo PSC, está sendo acusado pela Polícia Civil de liderar uma organização criminosa que desviou mais de R$ 44 milhões da prefeitura de São Pedro dos Crentes por meio de fraudes no fornecimento de combustíveis.

Todo o esquema corrupto foi revelado pelo jornalista Glaucio Ericeira em seu blog. De acordo com o jornalista, o Ministério Público chegou a pedir o afastamento de Lahesio da prefeitura, mas ele se antecipou e renunciou para se candidatar ao governo.

Conforme a investigação feita pelo Departamento de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil, foram transferidos para conta bancária pessoal de Lahesio mais de meio milhão de reais provenientes do Auto Posto BF, montante oriundo do esquema de fornecimento de combustíveis.

Ainda segundo o inquérito, Lahesio “associou-se criminosamente a outros denunciados e promoveu o Pregão Presencial 26/2018, maculado desde seu nascimento, formalizado apenas para beneficiar as empresas Auto Posto Fortaleza e Andrade e Coutinho, com as quais mantém relação próxima, conforme demonstrado pela quebra de sigilo bancário e fiscal e pela influência que o denunciado possui na empresa Auto Posto Fortaleza, anteriormente de sua propriedade”.

Após a licitação, Lahesio teria se beneficiado financeiramente do posto de gasolina, “reforçando de forma robusta a compreensão sobre a ocorrência de desvio de verba pública e do recebimento de propina para retribuir a fraude licitatória operada”.

O esquema se completava com o pagamento pelo fornecimento de combustível que não tem comprovação. O posto de combustíveis, que estava fechado antes da licitação, informava o fornecimento de combustíveis em galões, que seriam armazenados no terreno da prefeitura. Ocorre que isso nunca aconteceu.

O inquérito já foi encaminhado ao Ministério Público do Maranhão e a denúncia foi oferecida à Justiça. O processo corre em sigilo. 

Com informações do blog do jornalista Glaucio Ericeira.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.