Agricultura familiar

Weverton dialoga com produtores rurais da Grande São Luís

Com a presença de representantes de comunidades da zona rural de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, foi realizado na noite de quarta-feira (10), na sede da Fetaema, um encontro sobre política agrícola e abastecimento. 

Na ocasião, foi entregue ao candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha (PDT), uma carta compromisso com pontos que objetivam aumentar a produção na agricultura com ações de fortalecimento por meio da assistência técnica, pesquisa, capacitação e apoio à comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, entre outros temas. 

A carta foi lida por Leandra Leal, presidente da Associação dos Agricultores do Cabral Miranda, zona rural de São Luís. O encontro foi organizado pelo vereador e ex-secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues.

Weverton recebeu a carta e falou aos presentes que sabe dos problemas enfrentados no setor de produção agrícola e abastecimento no Maranhão e destacou que, na sua caminhada pelo estado, este tem sido um ponto que sempre tem abordado.

“Tenho rodado todo o Maranhão e, onde chego, visito feiras e converso com os produtores e a resposta é sempre a mesma. Os produtos comercializados nas feiras e mercados não são oriundos do nosso estado. O Maranhão, estado com terras tão produtivas e muitos recursos naturais, não produz nem o cheiro verde que consome. É preciso mudar esse panorama e nós mudaremos. Esta carta que a Leandra estava lendo tem muitos pontos já presentes em nosso plano de governo. Criaremos oportunidades para os homens e mulheres do campo e buscaremos meios destes produtos gerarem renda para os produtores e chegarem à mesa da nossa população”, disse Weverton Rocha.

Ele afirmou também que, se eleito, montará uma mesa de conversa com os municípios da grande ilha, para dialogar sobre metas e soluções para as demandas da região. Weverton também falou de projetos para geração de emprego e renda para a população.

“Sempre falo que o que teve de bom em governos anteriores vamos melhorar e ampliar, como é o caso do programa Primeiro Emprego. Acho esse programa de suma importância para a nossa juventude, que muitas vezes não consegue uma colocação no mercado de trabalho por falta de experiência”, disse Weverton que também falou sobre reinserção de mulheres no mercado de trabalho.

“Teremos também o programa Segunda Chance, direcionado para mulheres, acima de 40 anos, que saíram do mercado de trabalho e necessitam, e querem, retornar. Vamos fazer parcerias com empresas e bancar a metade do salário destas mulheres, que assim retornam ao mercado de trabalho o que vai contribuir na sua renda familiar. É para isso que eu quero ser governador do Maranhão. Para gerar emprego e renda para a nossa população. Para fazer o nosso estado produzir e essa produção levar comida para a mesa da nossa população. Quero ser governador para dar oportunidade para os nossos jovens. E para isso conto com a ajuda do apoio e colaboração de todos vocês”, afirmou.

Também participaram do encontro Liviomar Macatrão, secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Angela Silva, presidente da Fetaema; secretários de abastecimento, vereadores e lideranças rurais de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: