Manifestação

Em protesto, enfermeiros interditam BR-316

Profissionais da enfermagem interditaram na manhã desta quarta-feira, 7, a BR-316, no município de Alto Alegre do Maranhão, em uma manifestação contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial nacional de enfermagem. 

Durante o ato, os manifestantes atearam fogo em pneus, madeira e galhos de árvores para fechar a rodovia federal, impedindo a passagem de veículos. Por causa do protesto, um longo congestionamento foi formado na pista. 

Em 14 de julho deste ano, o Congresso promulgou a Emenda Constitucional (EC) 124 para possibilitar que uma lei federal instituísse os pisos salariais nacionais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Já em 4 de agosto foi sancionada a respectiva norma, a Lei 14.434, de 2022.

Já em decisão liminar, o ministro Barroso, além de suspender a lei, deu um prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.