Fraude

Justiça suspende pesquisa da Enganométrica

Mais uma pesquisa de intenções de votos comprada pelo Palácio dos Leões, que visava inflar os números a favor do governador-tampão Carlos Brandão (PSB), foi suspensa pela Justiça. Desta vez, o Instituto Enganométrica foi proibido de divulgar seus fraudulentos resultados.

Em decisão liminar, juiz o Luis Fernando Xavier Guilhon Filho, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), suspendeu a divulgação da pesquisa de intenção de votos para os cargos de governador e senador após ser constada uma série de erros. 

O levantamento estava previsto para ser divulgado nesta segunda-feira, 26. Porém, foram encontradas irregularidades no que diz respeito à quantidade de entrevistados, plano amostral, nomes dos candidatos, além de outras inconformidades. 

“Nesse contexto, o nível de confiança da pesquisa resta prejudicado, haja vista que o número mínimo de entrevistados ficou bem abaixo do indicado para a margem de erro de 2,5% (dois inteiros e cinco décimos por cento)”, disse o magistrado em um trecho da sua sentença.

Ao final, o único objetivo da pesquisa era tão somente inflar os números a favor de Carlos Brandão e forçar um cenário de vitória já no primeiro turno que ninguém acredita. 

Em caso de descumprimento da decisão, o juiz estipulou uma multa diária no valor de R$ 50 mil. 

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.