novo moro

Dino bate de frente com transição de olho em superministério

Bela Megale, do Globo

A equipe de transição de governo vive um racha sobre um dos temas da campanha de Lula: a divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O principal voz para que o presidente eleito volte atrás na sua promessa e desista de desmembrar a pasta é o senador eleito Flávio Dino. A maioria dos membros da equipe de transição que trata desse tema, porém, defende o desmembramento.

Mesmo em minoria, pode ser que Dino vença a disputa. O senador eleito goza de grande prestígio junto a Lula e é apontado como o nome mais forte para assumir o Ministério da Justiça. Por isso, ele trabalha para receber a pasta de “porteiro fechada”. O tema foi abordado inclusive numa conversa a sós entre ambos, mas Lula não falou qual seria sua posição.

A maioria dos integrantes da equipe de Justiça da Transição, no entanto, defende e divisão da pasta. Entre esses nomes estão os advogados de Lula Cristiano Zanin e Luiz Carlos Rocha, o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, e o deputado federal Paulo Teixeira.

O argumento é que a separação das pastas seria um gesto importante sobre o tema da segurança pública, além de reproduzir o modelo que já existe nos estados. A estrutura pensada hoje é que o Ministério da Justiça fique com assuntos ligados à planejamento do poder judiciário, como listas de indicações para tribunais e cooperação internacional. A Polícia Federal migraria para o guarda-chuva da Segurança Pública.

Continue lendo…

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.