ESPAÇOS

Disputa por nove cadeiras da Mesa Diretora da Alema envolve 11 deputados

Restando menos de uma semana para a posse dos 42 deputados estaduais da próxima legislatura, as articulações por espaços na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão se intensificaram.

Se não há dúvidas em relação à cadeira de presidente, com a consolidação da candidatura única de Iracema Vale (PSB) para a sucessão de Othelino Neto (PCdoB), a briga começa pela 1ª vice-presidência, disputada por Rodrigo Lago (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB) e Andrea Rezende (PSB).

Ex-secretária da Mulher (Semu), Ana cobra a fatura do apoio à Iracema desde quando existia alguma disputa, enquanto o PCdoB quer Rodrigo Lago como vice. A deputada reeleita Andrea Rezende (PSB) corre por fora na disputa que deve ser levada ao plenário Nagib Haickel.

A articulação do Palácio dos Leões busca, ainda, uma solução para a segunda secretaria. Pelo acordo firmado entre os partidos governistas, o ex-secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula (PSB), assumiria o lugar. Contudo, o ex-governador Arnaldo Melo (PP) se mobiliza para ficar com a vaga.

Dono da terceira maior bancada da Assembleia, o PL de Josimar de Maranhãozinho pretende indicar a segunda vice-presidência. Fabiana Vilar e Abigail Cunha ensaiavam uma disputa interna para o cargo, mas o Governo entrou em campo e, aparentemente, pacificou a questão, ofertando a Secretaria da Mulher (Semu) para a primeira-dama de Barra do Corda.

Na próxima quarta-feira (1º), imediatamente após empossados, os novos parlamentares participam das escolhas para a presidência, quatro vice-presidências e quatro secretarias.

Ao todo, onze deles estão na disputa por nove cadeiras.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.