previdência

“Precisamos adotar medidas para que a Previdência tenha sustentabilidade no futuro”, diz Weverton

No dia do centenário da Previdência Social brasileira, o senador Weverton Rocha, do PDT maranhense, destacou a importância do sistema de seguridade social para o país.

Segundo o parlamentar, a portaria assinada pelo ministro Carlos Lupi, que regulamenta as novas regras sobre prova de vida, representa um passo importante para o reconhecimento dos direitos da população.

“Agora, caberá ao INSS comprovar que o beneficiário segue vivo, o que será feito por meio do cruzamento de dados.
A medida vai ajudar muitas pessoas que não têm condições físicas ou quem o leve a um posto ou banco para provar a sua vida”, destacou o senador.

De acordo com o pedetista, as últimas reformas da Previdência foram cruéis com o trabalhador brasileiro.

“Por isso, votei contra. Conseguir se aposentar ficou mais difícil para a maioria porque a soma de fatores, como idade e tempo de serviço, é desfavorável aos mais pobres, que vivem com mais dificuldade e passam mais tempo trabalhando na informalidade, sem conseguir recolher para a Previdência”, ressaltou.

Weverton explica que o Brasil tem um desafio grande pela frente, que é promover políticas de geração de emprego e renda para trazer de volta à formalidade os trabalhadores e recuperar a segurança trabalhista que sempre colocou o Brasil à frente de outros países nesta área.

“Precisamos adotar medidas para que a Previdência tenha sustentabilidade no futuro. Acredito que com Lupi à frente do Ministério, com toda a tradição do trabalhismo do PDT, teremos uma gestão mais sensível à causa dos aposentados”, declarou o senador.

A Previdência é uma instituição de proteção da cidadania e garantidora da renda para mais de 37 milhões de brasileiros atualmente que, por algum motivo, estão afastados do trabalho. A Previdência é responsável não apenas pela aposentadoria, mas também como o direito de licença por motivos de saúde.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.