notas

Rapidinhas do domingo

Reação

A bancada do União Brasil na Câmara e no Senado Federal saiu em defesa do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, após as críticas contundentes de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, contra o político do Maranhão.

“É lamentável que Gleisi utilize dois pesos e duas medidas para tratar de assuntos inerentes à vida pública. Quando as atitudes dos seus aliados são contestadas – e não faltam acusações contra membros do PT na história recente do país – a parlamentar prega o direito de defesa. Quando a situação se inverte, prefere fazer pré-julgamentos”, diz o comunicado assinado por Elmar Nascimento e Efraim Filho.

Tropeço

Dos mais de 50 secretários e chefes de órgãos empossados pelo governador Carlos Brandão neste sábado, meia dúzia de nomes causaram sério constrangimento ao chefe do Executivo do Maranhão. Além das conhecidas crises relacionadas à escolha da socialite Abigail Cunha (para a Secretaria da Mulher) e da médica esteticista Natassia Weba (para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), Brandão enfrentou contratempos nas indicações para o Detran, Iema, Emap e Segov.

Cerca-lourenço

Lideranças comunistas de Imperatriz pressionaram Carlos Brandão minutos antes da posse dos novos secretários na cidade. Alguns reivindicavam maior espaço do governador na Região Tocantina, enquanto outros alegavam que apenas Zé Inácio (PT), Pará Figueiredo (PL) e Zito Rolim (PV) foram contemplados entre os não-eleitos. Marco Aurélio (ex-deputado do PSB), Clayton Noleto (ex-secretário da Sinfra), Professor Adonilson (ainda titular da regional da Caema) e outros temem perder espaço.

Inventário

Há rumores circulando nos corredores da Secretaria de Segurança do Maranhão, na Vila Palmeira, de que o ex-deputado Raimundo Cutrim pode retornar ao cargo, alimentados por ele próprio. Enquanto isso, o atual titular, Coronel Leite, distribui medalhas para políticos comunistas em meio à incerteza de permanecer no comando da pasta.

O governador ainda não anunciou quem será o próximo responsável pelo braço armado do estado, deixando espaço para especulações sobre possíveis mudanças. Alguns no Palácio dos Leões cogitam o retorno do deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, o que, se acontecer, abriria uma vaga na Câmara Federal para a suplente bolsonarista Mariana Carvalho, do PSC de Imperatriz.

O portão

Carlos Brandão espera que o secretário de Educação, que é também vice-governador, Felipe Camarão, consiga resolver o impasse da greve dos professores da rede pública estadual do Maranhão até a próxima sexta-feira.

O presidente do Simproessema, sindicato dos professores ligado ao PCdoB, Raimundo Oliveira, deve retornar imediatamente à suíte Roberto Carlos, no prédio da Seduc, para acertar os detalhes da resolução da greve.

Discriminado

Prestes a se filiar ao MDB do Maranhão, o deputado federal Cleber Verde falou ao Jornal Pequeno sobre sua saída do Republicanos. Ele afirmou ter sido vítima de discriminação e adiantou que levará sua insatisfação aos aliados do diretório nacional, buscando liberação para se filiar à nova legenda.

Gaiato

Durante a posse de Brandão, Yglésio Moyses conseguiu reunir em uma mesma foto os desafetos Assis Ramos, prefeito de Imperatriz, e Eduardo Nicolau, procurador de justiça do Maranhão. No ano passado, Assis representou o chefe do Ministério Público no CNMP depois de ter sua fazenda invadida por supostos PMs a serviço de Nicolau.

Rindo à toa

Embora tenha aparecido com uma expressão séria na foto ao lado de Assis, Nicolau parecia bastante à vontade entre os deputados estaduais. Nas redes sociais, o procurador sempre demonstra intimidade com os parlamentares e políticos, a ponto de ser tratado “carinhosamente” por deputados e secretários do governo Brandão, inclusive com adjetivos impróprios para se referir publicamente a uma autoridade.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.