articulação

Juscelino Filho mantém apoio enquanto União Brasil busca ajustes no governo Lula

Leandro Miranda (Brasília/DF)

O União Brasil está buscando uma troca de ministérios em sua negociação de apoio ao governo Lula (PT) no Congresso Nacional. Em particular, eles desejam indicar novos nomes para os ministérios da Integração Nacional e do Turismo.

Juscelino Filho, atualmente no Ministério das Comunicações, tem o apoio da articulação política do governo e da bancada, e há a intenção de que ele permaneça no cargo. Recentemente, ele esteve presente na Câmara dos Deputados em busca de votos para aprovar a reestruturação da Esplanada dos Ministérios.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, indicada pessoalmente por Lula, está de saída do União Brasil. Os deputados do partido pedem a sua substituição devido à dificuldade de relacionamento com ela, além da falta de apoio por parte da liderança da sigla.

A bancada do União Brasil na Câmara almeja também indicar um novo nome para o Ministério da Integração Nacional, atualmente comandado por Waldez Góes, do PDT. No entanto, devido à influência de Davi Alcolumbre, responsável pela sabatina de Cristiano Zanin no STF, essa demanda provavelmente não será considerada pelo Palácio do Planalto. Há especulações de que Celso Sabino, do Pará, e Carlos Henrique Gaguim, do Tocantins, sejam possíveis ministros.

De acordo com veículos de imprensa nacional, o União Brasil estaria disposto a aceitar o Ministério do Turismo em troca de uma relação mais harmoniosa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.