APÓS FALA SOBRE BRASÍLIA

Rui Costa é alvo de críticas e pedido de demissão

A fala do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que classificou Brasília como uma “ilha da fantasia” e endossou coros de que a capital federal não deveria estar ali, causou grande repercussão negativa. Durante um evento no interior da Bahia, na última sexta-feira (2), o ex-governador daquele estado fez comentários polêmicos, afirmando: “Eu chamo aquilo [Brasília] de ilha da fantasia. Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil. […] Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”.

A declaração foi imediatamente repudiada e gerou críticas ao longo de todo o final de semana. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi enfático ao chamar o ministro de “um idiota completo”. Rui Costa não escapou das críticas nem dentro do próprio partido, o PT. O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) também se uniram em repúdio ao ex-governador.

Os deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL) foram além e enviaram um ofício ao presidente Lula pedindo a demissão do ministro-chefe da Casa Civil. No documento, os parlamentares levantaram dúvidas sobre a capacidade de Rui Costa desempenhar suas funções de forma adequada, ressaltando a importância de ter líderes comprometidos com o bem comum e que demonstrem uma postura responsável e respeitosa ao se referirem a partes importantes de nossa nação.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.