Maior biorrefinaria de milho da América Latina é inaugurada em Balsas
O governador Carlos Brandão afirmou nesta segunda-feira (4) que a instalação da Inpasa em Balsas representa um marco para o desenvolvimento do sul do Maranhão. Durante a inauguração, destacou que o empreendimento já atraiu mais de mil empresas satélites e deve gerar pelo menos 4 mil empregos diretos durante a fase de construção.
A planta industrial tem capacidade para processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, com produção anual estimada em 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS — insumo para nutrição animal — e 47 mil toneladas de óleo vegetal. O complexo adota o conceito de economia circular, com cogeração de energia a partir de biomassa, para aumentar a eficiência e reduzir impactos ambientais.
Construído em tempo recorde, o projeto gerou mais de 4.500 empregos diretos e indiretos durante as obras e hoje emprega mais de 500 pessoas, com prioridade para mão de obra local. Para viabilizar a instalação, o governo concedeu incentivos fiscais e assegurou segurança jurídica e política.
“A Inpasa será a âncora para atrair frigoríficos de frango, suíno e bovino, agregando valor e impulsionando a geração de emprego e renda”, disse Brandão.
O governador anunciou ainda investimentos de quase R$ 100 milhões em infraestrutura no município, além de reforços na segurança, saúde e educação.
Comentários estão desativados
Uma resposta para “Maior biorrefinaria de milho da América Latina é inaugurada em Balsas”
Preço da tonelada de DDG,aí em BalsasMA.contato para compra.